"Um país se faz com homens e livros." Monteiro Lobato

"Um país se faz com homens e livros." Monteiro Lobato

Releitura do livro 'Eu tropeço e não desisto'

A professora Quinha e seus alunos realizaram uma oficina de textos, tendo como base a leitura do livro 'Eu tropeço e não desisto' de Giselda Laporta Nicolelis. Foi um sucesso! Selecionamos alguns textos para você apreciar.







A menina sonhadora
    Num lugar bem distante morava uma bela moça que tinha o sonho de ser rica e feliz. A única coisa que lhe restava era uma vaquinha. E num lindo dia teve a brilhante idéia de tirar o leite da vaquinha e vender na feira.
    Não demorou muito e lá estava ela, a caminho da feirinha com um balde de leite em sua cabeça. No caminho ia pensando:
   - Quando eu chegar ao  mercado vou vender o leite, vou comprar outra vaquinha que vai render mais leite. Vou vender o leite delas duas e assim vou ter dinheiro.
   Sem perceber ela tropeçou e caiu e caiu em um buraco e viu que todo seu leite havia se derramado. Ela não desistiu  se levantou e voltou para casa. No outro dia,  ela refez todo seu caminho, prestando atenção até mesmo aos grãos de terra.  Chegou ao mercado e vendeu o leite, ganhou um bom dinheiro.
    Com o passar do tempo, ela conheceu um príncipe, os dois se apaixonaram e casaram e foram felizes juntos.
Moral: Se cair hoje, levante-se e recomece amanhã.

Beatriz e Rebeca 6º “B”


A menina e o sonho
         “Certo dia uma menina chamada Sofia, sonhava em ter uma vida diferente e ser feliz, para isso, teria que vender o leite da sua vaquinha. Muito feliz pela idéia, levantou bem cedo e foi tirar o leite da sua vaca para vender no mercado. Na ida a menina estava tão distraída não, percebeu que tinha um buraco na sua frente, então levou um tombo, e lá se foi o leite, mas ela não desistiu. Então voltou para casa, mas ele não podia voltar para o mercado, porque já estava escurecendo.
            Ao amanhecer foi tirar o leite da vaquinha e foi para o mercado. Vendeu todo leite; ganhou muito dinheiro e montou um pequeno comércio com a ajuda de seus pais; anos depois conheceu um rapaz e daí pra frente viveu muito feliz.
 Moral: Não desista dos seus sonhos.


Genifer e Thamires 6º ano D


O sonho de Juliana
         Numa fazenda uma linda menina chamada Juliana, tinha o sonho de comprar um vestido florido e encontrar seu verdadeiro amor  Motivada resolveu tirar o leite de sua vaquinha e vender no mercado.
            Ao amanhecer ela foi ao curral tirar o leite, vestiu sua melhor roupa, pegou o leite e partiu em busca de seu sonho com a lata de leite, com a lata de leite na cabeça.
No caminho que seguia imaginava como ficaria bonita com seu vestido e seu príncipe encantado. Distraída não viu a poça de lama que estava a sua frente caiu e derramou seu sonho.
            Muito triste começou a chorar. Por ali passava um lindo príncipe que a ajudou, levando-a até a fazenda para tirar mais leite de sua vaca. Vendeu o leite e comprou seu vestido florido, e o príncipe se apaixonou por Juliana e viveram um lindo romance.

  Luana e Wilian 6º ano C

A menina e seu primeiro pote de leite
Certo dia, uma menina que morava no interior de uma cidade sonhava em ter uma casa grande em uma fazenda com muitos animais como: galinhas, cavalos, vacas e outros. No dia seguinte ela foi tirar o leite de sua vaquinha para ir vender no mercado.
 No caminho do mercado a menina estava bem distraída, pensando em seus sonhos, quando de repente viu uma cobra e gritou: - Ah! Ah! Ah!
 Caiu derramando todo o leite com todos os seus sonhos e começou a chorar. De repente, apareceu uma mulher e disse:
            - Minha filha não desista!
 No dia seguinte, a menina tirou novamente o leite da vaca, vendeu no mercado e conseguiu realizar seu sonho.
Moral: Quem muito quer as vezes consegue;

Por: Mayane e Jhenifer 6º Ano “D”

A menina que não desistia
     Havia uma menina chamada  Mariana que vivia no campo, tinha o sonho de ter um lindo vestido, para         conquistar o amor de sua vida, para isso acontecer vendia leite da sua vaca.
      Certo dia quando ia à feira, na sua mente planejava o futuro:
    - Venderei o leite e comprarei uma galinha que dará ovos e deles nascerão pintinhos, que crescerão e os venderei, comprarei um vestido e conquistarei o sonho de minha vida.
      Mal acaba de pensar, tropeça e cai sobre um tronco e o leite vai ao chão. Viu o seu sonho indo para o buraco. Mas, ela não desistiu facilmente, voltou para casa e recomeçou. Vendeu o leite, comprou a galinha que deu ovos, nasceram os pintinhos que cresceram, vendendo-os comprou um vestido. Um tempo depois Mariana encontrou o amor de sua vida, casou-se e foi muito feliz.

Larissa e Amora 6º Ano “C”



A  menina que sonhava alto
    Havia uma cidadezinha bem longe em que morava uma menina chamada Maria. Essa garotinha sonhava em ser rica e conhecer o amor da sua vida.
    Um dia a menininha teve a idéia de tirar leite de sua vaquinha para vender na feira da cidade. No dia seguinte ela acordou bem cedo, colocou seu melhor vestido e tirou o leite de sua vaca.  Seguindo o seu caminho  Maria fazia planos:
   - Venderei o leite e guardarei o dinheiro que ganhei. Depois vou tirar mais leite de minha vaca e vender de novo. Com o dinheiro das vendas investirei em uma loja de frutas.
   A menina distraída escorregou na grama molhada e derramou todo aquele leite, destruindo seus sonhos. Vendo isso começou a chorar. Mas, a menina não desistiu e começou tudo novamente. Vendeu todo o leite, comprou sua loja de frutas.
   Com o passar do tempo, ficou rica, encontrou seu amor, teve filhos e foi muito feliz.
   Moral: Não desista de seus sonhos, erga a cabeça e recomece quando tropeçar.

    Por: Sarah e Layane 6º Ano “A”





Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário